ERASMUS +

O nosso Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães participou em mais um intercâmbio, no âmbito do projeto “Listen, look and take part in! This our cultural heritage!” integrado no programa Erasmus+.

Desta vez o encontro foi em Čakovec e Šenkovec, Croácia. Participaram as alunas Joana Machado do 6ºA, Marta Coelho do 7ºA, Catarina Lima do 9ºB e Lara Alves do 9ºB, juntamente com as professoras Paula Araújo e Cristina Martins. Tendo em conta que a Croácia fica bem mais longe do que a Espanha, a viagem foi longa e muito cansativa, mas como disse Fernando Pessoa "tudo vale a pena quando a alma não é pequena".

Na Croácia esperaram-nos as famílias de acolhimento, que foram as melhores que nos poderiam ter atribuído. Todas cuidaram das nossas meninas como se fossem suas filhas.

Fomos recebidos no primeiro dia numa cerimónia com várias atividades ilustrativas da cultura e tradições locais, todas protagonizadas pelos alunos e professores da Escola OŠ „PETAR ZRINSKI‟ ŠENKOVEC. Estas atividades consistiram em danças tradicionais, músicas/canções, entre outras. Para nos acolherem da melhor maneira, uma professora ensaiou alunos da escola para cantarem o Hino Nacional de cada país participante – Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal e Turquia – na língua materna de cada um desses países. Foi absolutamente espantoso e maravilhoso ouvir o nosso Hino cantado em Português por alunos Croatas.

Nesse mesmo dia participamos em jogos tradicionais Croatas, que são semelhantes a alguns jogos tradicionais portugueses. Afinal, somos todos diferentes mas ao mesmo tempo com tradições muito parecidas.

Durante os dias seguintes houve uma diversidade de atividades: workshops de dança, manualidades, cestaria tradicional, pintura, etc; visitas de estudo; momentos de convívio. Uma das visitas mais maravilhosas foi aos Lagos Plitvička, que se encontram num enorme parque natural e que é considerado Património da Humanidade desde 1979 pela UNESCO. Os lagos, as cascatas, a fauna e a flora são uma absoluta maravilha da natureza.

Quando chegou a hora da despedida foi difícil a separação. É curioso como apenas numa semana se conseguem criar laços de amizade tão fortes.
Foi uma semana memorável, com pessoas fantásticas, que nunca esqueceremos.

Agradecemos aos encarregados de educação de todos os alunos participantes até este momento pela oportunidade que lhes deram de viver uma experiência desta natureza.

There are 2 Comments

Parabéns às professoras que acompanharam os alunos nesta aventura inesquecível, quer pelo brilhante profissionalismo, quer pelo carinho e atenção com que trataram os alunos durante essa semana. Obrigada professoras e famílias de acolhimento que foram maravilhosas.

Obrigada por ter dado esta oportunidade à sua filha e por ter confiado em nós como professoras acompanhantes.

Copyright © 2006-2019 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães