Separadores primários

Terça, Novembro 13, 2018

Todo o dia
 
 
Antes de 01
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE

Campanha de solidariedade

“A República Centro-Africana (RCA) ou, raramente, República da África Central é um país localizado no centro de África, cuja capital é a cidade de Bangui. (…)
O que hoje é a República Centro-Africana foi habitada há milénios. No entanto, as fronteiras, atuais do país, foram estabelecidas pela França que governou o país como uma colónia a partir do final do século XIX. Depois de conquistar a independência da França em 1960, a República Centro-Africana foi governada, na sua maioria, por uma série de líderes autocráticos. (…)
A guerra civil iniciou-se em 2004 e, apesar de um tratado de paz em 2007 e outro em 2011, eclodiram combates entre o governo, muçulmano, e facções cristãs em dezembro de 2012, levando a uma limpeza étnica e religiosa e deslocamentos populacionais massivos em 2013 e 2014.
Apesar de suas jazidas minerais significativas e outros recursos, tais como reservas de urânio, petróleo, ouro, diamantes, madeira e energia hidroelétrica, bem como quantidades significativas de terras aráveis, a República Centro-Africana está entre os dez países mais pobres do mundo.”
Vem este texto a propósito da campanha de solidariedade que decorreu no passado mês de outubro - Ajudar os alunos de uma escola de Bangui -, uma iniciativa do Coronel Godinho, em missão neste país, que tinha por objetivos: promover a cooperação e interajuda entre povos de culturas diferentes, incrementando o espírito de solidariedade nos nossos alunos relativamente aos seus colegas em países com graves dificuldades de segurança e bem-estar, como é a situação da República Centro-Africana (RCA).
Pedia-se material escolar para o Complexo Escolar Bernard Menthon com muitas carências, como pudemos constatar pelas imagens que acompanhavam o email.
O pedido veio para vários agrupamentos e escolas. Não podíamos deixar de participar nesta campanha.
No dia 6 de novembro, no átrio da Escola sede, foi entregue ao RI19 o material recolhido numa pequena cerimónia onde estiveram presentes o Comandante do Regimento de Infantaria de Chaves, o Capelão (Pe António Joaquim Dias) e mais militares, alunos, professores e funcionários.
Usou da palavra o Sr. Comandante que realçou a iniciativa e a importância desta campanha e informou os presentes das missões que o Exército Português está a levar a cabo em vários países, sendo um deles a RCA.
O Diretor do Agrupamento enalteceu o desafio que foi lançado às escolas, o modo como foi efetuada a recolha do material, e agradeceu ao RI19 (na presença do Sr. Comandante), aos alunos, professores, pais e encarregados de educação pela solidariedade e colaboração nesta campanha, para ajudar crianças e jovens de um dos países mais pobres do mundo.

O Diretor

13/11/2018 - 09:00
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright © 2006-2018 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães