Parabéns Carlos! - Campeão nacional juvenil na categoria de skills

Nos passados dias 18 a 20 de maio, a cidade de Viseu foi palco dos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis.

Dezasseis locais diferentes acolheram a competição, na qual estiveram presentes cerca de 4.000 participantes, entre alunos, alunos juízes-árbitros, professores e voluntários vindos de todo o país, e que participaram após apuramento nos Campeonatos Regionais das várias Direções de Serviço das Regiões do Continente e da Região Autónoma da Madeira.

Este evento, em que estiveram representadas 12 modalidades (andebol, atletismo, badminton, basquetebol, boccia, desportos gímnicos, futsal, golfe, natação, ténis de mesa, voleibol e xadrez) e 2 projetos complementares (Tag-Rugby e Basquetebol 3x3), foi organizado em conjunto pela Direção-Geral da Educação e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, com o apoio dos concelhos anfitriões e respetivos agrupamentos de escolas.

A Cerimónia de Abertura decorreu ao final do dia 18 de maio, no Pavilhão Multiusos de Viseu e contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Com a realização dos Campeonatos Nacionais de Juvenis, o Desporto Escolar fomenta uma dinamização desportiva local e o convívio entre jovens de todo o país, segundo princípios desportivos e de cidadania, de estilos de vida saudável e da formação integral como indivíduos.

Com saída na 6ª feira dia 18 de Maio em direção a Viseu, o aluno Carlos Souza integrou a comitiva da CLDE de Vila Real e Douro (D.S.R.Norte), onde também seguiam alunos do ténis de mesa, atletismo, natação, xadrez e futsal, dignos apurados nas suas modalidades no regional Norte (onde competiram todos os vencedores dos distritos da região norte).

Carlos Souza, da turma do 11º C do Liceu Fernão de Magalhães incluído no grupo/equipa de golfe da E.B. 2,3 de Vidago, partiu então de Vidago, com o sonho de vir a ser o próximo campeão nacional de golfe e seguir as pisadas da sua colega Ariana Mota, campeã nacional de 2015, em Lisboa.

Ao longo do dia 18 de Maio, da parte da tarde, no campo de golfe de Montebelo, em Viseu, o aluno disputou a sua prova de jogo curto-skills (1ª volta de 9 buracos) em nível 3 (avançado), na modalidade de putting (6 buracos) e Chipping e Putting (3 buracos), tendo acabado o dia no 1º lugar da geral com 19 pancadas.

No 2º dia de provas, dia 19 de Maio, a prova rainha (jogo de golfe em 18 buracos do campo) iniciou bem cedo, e disputou-se na modalidade “stableford” (jogo por pancadas), num tempo com muito sol e calor e num circuito de montanha (com muitos declives acentuados) de algum grau de dificuldade em termos técnicos, com alguns obstáculos de água e de areia, “fairways” longos, desníveis acentuados, tendo acabado a prova com 10 pancadas acima do par do campo numa volta de 9 buracos, perfazendo uma pontuação de 8 pontos gross. À sua frente e na classificação geral, seguiam apenas três alunos, 2 do Algarve e 1 da Batalha (Leiria). Pela parte da tarde e antes da segunda volta dos buracos 10 a 18 do jogo normal, realizou-se a 2ª ronda de 9 buracos da categoria de skills (jogo curto), onde o aluno partia na frente da geral e onde os nervos para manter a classificação começavam a apoderar-se do nosso atleta. No entanto, com um grande equilíbrio e controlo emocional ao longo do seu jogo, muita concentração e técnica, o nosso Jovem Carlos Souza não permitiu que a ansiedade traísse o seu desempenho, tendo terminado o jogo com a regularidade do dia anterior, ou seja com 21 pancadas acima do par, totalizando no conjunto das 2 provas 40 pontos e acabando assim por se sagrar campeão nacional juvenil na categoria de skills.

A partir das 14h00 do segundo dia de prova, já com 1 título garantido, Carlos Souza partia para a 2ª volta de jogo normal com o objetivo de recuperar 3 posições para acalentar chegar ao título mais desejado por todos os alunos presentes. Essa 2ª volta revelou-se mais difícil para os alunos que seguiam na frente, e a prestação do Carlos Souza também não escapou a esse desígnio, tendo acabado a volta de 9 buracos com 14 pancadas acima do par, somando 6 pontos. O objetivo de recuperar posições na geral não se concretizou, no entanto também não deixou fugir a posição alcançada no dia anterior e com um total de 14 pontos, o aluno terminou a sua classificação Gross em 4º na geral, um dos 5 lugares medalhados, (em 26 alunos de ambos os sexos) a 7 pontos do 1º classificado, mas a apenas 2 e 1 ponto dos 2º e 3º lugar respetivamente.

Terminada a prova, foi tempo do regresso à casa no domingo, pela tarde, onde o aluno recebeu de todos os familiares, amigos, clube (Vidago Palace Golf Course) e escola (Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães), as devidas honras por tamanho feito. Parabéns Carlos! Mais uma vez o golfe de Vidago sagra-se campeão nacional juvenil de golfe no desporto escolar, agora na categoria de skills (prova de jogo curto em 18 buracos, 12 na categoria de putting e 6 na categoria de Chip e Putting), numa competição disputada no passado fim de semana em Viseu, no campo de golfe do Montebelo.

Professor Paulo Soares (E.B. 2,3 de Vidago)

As fotos do evento podem ser consultadas clicando aqui.

Copyright © 2006-2018 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães