Serviços

Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), na vertente  CHEQUE-DENTISTA.

Tendo em conta a situação atual relativamente à pandemia de COVID-19 e atendendo ao Despacho nº 3301-A/2020 de 15 de março vimos, por este meio, informar que pode ser solicitada a prorrogação da validade do cheque-dentista.

Assim sendo, qualquer pessoa envolvida no processo (pai, mãe, EE, utente, assistente técnico, gestor local, higienista, dentista,) pode pedir a prorrogação da validade do cheque-dentista.

Os interessados devem fazê-lo para o email: 
siso@dgs.minsaude.pt, mencionando o nº de SNS.

A Equipa da Saúde Escolar

Professora Cristina Silva
Enfermeira Carmo Soqueiro

AnexoTamanho
PDF icon Aviso Equipa Saúde escolar.pdf287.06 KB

Visita da equipa da RAN ao Agrupamento

No passado dia 12 de março, o nosso Agrupamento recebeu a visita da equipa da RAN, Clínica de Recuperação, sediada em Vila Real e que recupera pessoas diagnosticadas com problemas de adição.
Esta atividade, realizada no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, em pareceria com a Unidade de Cuidados à Comunidade (Chaves 2), teve como finalidade sensibilizar os alunos do 10.º ano para a temática do “ Alcoolismo na Adolescência”.

Mês "Mundial da Saúde Oral"

Em março comemora-se o mês "Mundial da Saúde Oral". Nesse sentido, as Equipas de Saúde Escolar das UCC Chaves 1 e 2, em colaboração com os Coordenadores do PES e da Biblioteca Escolar das várias escolas (agrupadas e não agrupadas) do concelho de Chaves, levam a cabo uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos no âmbito do Projeto SOBE (Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares). A exposição decorrerá até ao final do mês de março na Biblioteca  Municipal de Chaves.

Convidamos toda a comunidade escolar a visitar esta exposição. No dia 28 de março realizar-se-ão atividades lúdicas e pedagógicas.

Cristina

Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno

Informa-se toda a comunidade educativa de que se encontra em funcionamento o Gabinete da Educação para a Saúde, em colaboração com a UCC (Unidade de Cuidados à Comunidade) de Chaves.

O Gabinete está à disposição de alunos, pais e/ou encarregados de educação, professores e assistentes operacionais que a ele podem recorrer para esclarecer dúvidas, encaminhar e resolver problemas relacionados com a saúde.

A Coordenadora do PES
(Cristina Santos)

Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno

Informa-se toda a comunidade educativa de que se encontra em funcionamento o Gabinete da Educação para a Saúde, em colaboração com a UCC (Unidade de Cuidados à Comunidade) de Chaves.

O Gabinete está à disposição de alunos, pais e/ou encarregados de educação, professores e assistentes operacionais que a ele podem recorrer para esclarecer dúvidas, encaminhar e resolver problemas relacionados com a saúde.

A Coordenadora do PES
(Cristina Santos)

Diagnóstico Rápido da Promoção e Educação para a Saúde na Escola

O seguinte questionário, inserido no âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar da DGS e do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde da DGE, pretende determinar as necessidades e as prioridades da comunidade educativa do Agrupamento. As respostas ao questionário permitem identificar o que a escola já faz, o que deve melhorar e qual deverá ser o foco principal do trabalho na Promoção e Educação para a Saúde.

Cada questão tem duas abordagens: a identificação da situação atual da escola e a determinação de um nível de prioridade para a escola:
(1) Situação atual (avaliada em 3 pontos): não implementada; parcialmente implementada; totalmente implementada;
(2) Prioridade (atribui um nível de prioridade numa escala de 3 pontos): não é prioritário; prioridade média; prioridade elevada.

1. Orientação
1.1. A escola tem uma visão geral sobre a saúde e o bem-estar dos alunos (incluindo a saúde física, mental e social).
1.2. A escola tem uma visão geral sobre a saúde e o bem-estar do pessoal docente e não docente (incluindo a saúde física, mental e social).
1.3. A escola tem uma estimativa dos comportamentos de saúde dos alunos segundo a idade e o género (alimentação e atividade física, atividade sexual, consumo de álcool, tabaco, drogas e sobre higiene).
1.4. A escola realizou uma avaliação das necessidades de saúde e bem-estar dos alunos, do pessoal docente e não docente (inquérito ou outro).
1.5. É do conhecimento de toda a comunidade educativa quem é o coordenador da Promoção e Educação para a Saúde.
 
1 1. 2 2. 3 3. 4 4. 5 5. 6 6. 7 7. 8 Concluído
0%

Manuais Escolares a atribuir aos alunos que beneficiam de ASE

Informam-se os pais/encarregados de educação dos alunos dos 2º e 3º ciclos, subsidiados com o escalão A, B e C de que já se encontra afixada a lista dos manuais escolares a atribuir aos alunos no âmbito da ação social escolar, para o ano letivo de 2017 - 2018, que também pode ser consultada em anexo.
Mais se informa que os manuais escolares a atribuir, serão entregues aos pais/encarregados de educação no início do ano letivo na Escola Secundária Fernão de Magalhães e na Escola EB2,3 de Vidago, assim como o material escolar a que têm direito.

Páginas

Copyright © 2006-2020 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães