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Diagnóstico Rápido da Promoção e Educação para a Saúde na Escola

O seguinte questionário, inserido no âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar da DGS e do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde da DGE, pretende determinar as necessidades e as prioridades da comunidade educativa do Agrupamento. As respostas ao questionário permitem identificar o que a escola já faz, o que deve melhorar e qual deverá ser o foco principal do trabalho na Promoção e Educação para a Saúde.

Cada questão tem duas abordagens: a identificação da situação atual da escola e a determinação de um nível de prioridade para a escola:
(1) Situação atual (avaliada em 3 pontos): não implementada; parcialmente implementada; totalmente implementada;
(2) Prioridade (atribui um nível de prioridade numa escala de 3 pontos): não é prioritário; prioridade média; prioridade elevada.

1. Orientação
1.1. A escola tem uma visão geral sobre a saúde e o bem-estar dos alunos (incluindo a saúde física, mental e social).
1.2. A escola tem uma visão geral sobre a saúde e o bem-estar do pessoal docente e não docente (incluindo a saúde física, mental e social).
1.3. A escola tem uma estimativa dos comportamentos de saúde dos alunos segundo a idade e o género (alimentação e atividade física, atividade sexual, consumo de álcool, tabaco, drogas e sobre higiene).
1.4. A escola realizou uma avaliação das necessidades de saúde e bem-estar dos alunos, do pessoal docente e não docente (inquérito ou outro).
1.5. É do conhecimento de toda a comunidade educativa quem é o coordenador da Promoção e Educação para a Saúde.
 
1 1. 2 2. 3 3. 4 4. 5 5. 6 6. 7 7. 8 Concluído
0%

Manuais Escolares a atribuir aos alunos que beneficiam de ASE

Informam-se os pais/encarregados de educação dos alunos dos 2º e 3º ciclos, subsidiados com o escalão A, B e C de que já se encontra afixada a lista dos manuais escolares a atribuir aos alunos no âmbito da ação social escolar, para o ano letivo de 2017 - 2018, que também pode ser consultada em anexo.
Mais se informa que os manuais escolares a atribuir, serão entregues aos pais/encarregados de educação no início do ano letivo na Escola Secundária Fernão de Magalhães e na Escola EB2,3 de Vidago, assim como o material escolar a que têm direito.

Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno

Informa-se toda a comunidade educativa de que já se encontra em funcionamento o Gabinete de Apoio ao Aluno, em colaboração com a UCC (Unidade de Cuidados à Comunidade) de Chaves. Com este gabinete pretende-se esclarecer dúvidas, encaminhar e resolver problemas relacionados com a saúde, nomeadamente com a sexualidade, a nutrição e o consumo de substâncias nocivas.
A ele podem dirigir-se alunos, pais e/ou encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, sempre que tiverem dúvidas e/ou problemas relacionados com as temáticas acima referidas.

Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno

Informa-se toda a comunidade educativa de que já se encontra em funcionamento o Gabinete de Apoio ao Aluno, em colaboração com a UCC (Unidade de Cuidados à Comunidade) de Chaves. Com este gabinete pretende-se esclarecer dúvidas, encaminhar e resolver problemas relacionados com a saúde, nomeadamente com a sexualidade, a nutrição e o consumo de substâncias nocivas.
A ele podem dirigir-se alunos, pais e/ou encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, sempre que tiverem dúvidas e/ou problemas relacionados com as temáticas acima referidas.

Manuais escolares a atribuir aos alunos

Informam-se os pais/encarregados de educação dos alunos dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário, subsidiados com o Escalão A e B, de que já se encontra afixada a lista dos manuais escolares e cadernos de atividades a atribuir aos alunos no âmbito da ação social escolar, para o ano letivo de 2016 - 2017, que também pode ser consultada em anexo.

Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)

Os serviços de psicologia e orientação (SPO), criados pelo Decreto-Lei nº 190/91, de 17/05, são unidades especializadas de apoio educativo, integradas na rede escolar, que asseguram o acompanhamento do aluno, ao longo do processo educativo.

Domínios específicos de intervenção

Apoio psicológico e psicopedagógico.
Orientação escolar e profissional (OEP).
Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações na comunidade escolar.

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