Tradições novas e antigas na Escola Básica de Vidago

Época de muitas tradições nossas (Todos os Santos, Pão por Deus, Fieis Defuntos, …), por obra e influência da mundialização da nossa sociedade, que percorre todos os estratos e camadas sociais e etárias, temos o surgir de novas vivências e inclusive a comemoração de tradições de outros pontos do mundo.
Dentro deste enquadramento, na Escola Básica de Vidago, festejou-se o Halloween, com um programa repleto de atividades que preencheu partes das tardes dos dias 26 e 27 de Outubro (4ª e 5ª feira).
Fruto de uma colaboração multidisciplinar e das respetivas Diretoras de Turma, as atividades foram executadas pelos alunos das turmas 9E, 9F e 11TC, tendo, igualmente, como finalidade a angariação de fundos (para a realização das visitas de estudo que esperam realizar no decorrer deste ano letivo).
Houve atividades para grupos e para participação individual, das quais destacamos: A caça ao fantasma, desfile, concurso de abóboras, música da quadra, jogos diversos e até bancas com produtos confecionados pelos próprios alunos (ex. compotas e doces, crepes, …).
Com esta atividade os alunos do Curso Técnicos Comerciais puderam ainda treinar conteúdos do curso e da FCT (Formação em Contexto de Trabalho) – valorização dos produtos, fixação de preços, transação comercial, feitura de pagamentos e trocos, …
Aos alunos da escola Básica de Vidago, no dia 28 de Outubro (6ª feira) foi ainda concedido um bloco de 90’ para visitar a tradicional feira de S. Simão (Santos de Vidago).

Pode consultar as fotos do Halloween aqui.

Existe 1 Comentário

Há valores que não se devem perder, há traços da nossa cultura, que não podemos deixar perder. São símbolos da nossa identidade. Como estamos integrados num mundo globalizado, caracterizado por um forte intercâmbio e diversidade cultural, a apropriação e a aculturação de outros usos e tradições acrescenta uma marca de evolução presente na identidade e características dos povos. Incluímos nestas marcas os santos e até o halloween, que foram comemorados pelos alunos da Escola Básica de Vidago.

Copyright © 2006-2018 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães