Separadores primários

Janeiro 2020

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
30
31
1
2
3
4
5
 
 
 
 
 
 
 
6
7
8
9
10
11
12
 
 
 
 
DESAFIO MATEMÁTICO DE JANEIRO DE 2020

DESAFIO MATEMÁTICO DE JANEIRO DE 2020

Aqui vai o desafio matemático para arranque do segundo período:

Se um determinado número sofrer um aumento de 50%, que diminuição percentual deve ter o número resultante para se obter o valor inicial?

Solução do desafio do mês de dezembro → 1/282240

Um excelente 2020 para todos, com MUITO BOM desempenho matemático!

10/01/2020 - 16:30
 
 
 
13
14
15
16
17
18
19
 
 
Cantares dos Reis nas Escolas de Vidago

Cantares dos Reis nas Escolas de Vidago

Ano Novo, vida nova. Esta máxima aplica-se literalmente à vida no Agrupamento de escolas Fernão de Magalhães. Além do mais, trouxe inspiração aos alunos e professores do 1º Ciclo, que se prepararam para receber o novo Diretor, o Dr. Luiz Mário Alves Carneiro surpreendendo-o, com cantares de reis, de uma forma muito afinada.

As professoras prepararam a letra e a música (em articulação com a professora de Educação Musical), num resultado final excelente.

Cantavam os alunos os reis e diziam, “Sem nenhum interesse, mas com animação” e apenas pediam “encham-nos a alma”. A condição era “cantar as janeiras, pois, é de tradição”. Acrescentamos nós, que mais uma vez foi cumprida.

O Senhor Diretor encheu decerto a alma e presenteou os alunos com o seu brinde de Reis.

Depois de visitar a EB Vidago deslocou-se ao JI de Vidago onde foi igualmente surpreendido pelas crianças do Jardim de Infância que também tinham preparado os Reis que, entretanto, também foram cantar às diversas instituições e estabelecimentos da vila termal, sempre muito animados e muito bem recebidos. Destaca-se o bom serviço realizado pelas educadoras, animadoras assistentes operacionais e pelas crianças.

O Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães aproveita para fazer votos de um ano 2020 repleto de educação, de aprendizagens e de sucessos para todos os seus alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação e parceiros.

As fotos do evento podem ser consultadas clicando aqui.

15/01/2020 - 09:45
 
 
 
 
 
20
21
22
23
24
25
26
 
 
 
 
 
 
 
27
28
29
30
31
1
2
 
Alunos do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães: em debate

Alunos do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães: em debate

Na passada quinta-feira, no âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, o Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães organizou um debate especial, com a maior adesão de sempre, no qual esteve presente a Senhora Deputada da Assembleia da República, Dra. Cláudia Bento. A ‘Violência Doméstica e no Namoro’ é o tema em debate na edição deste ano. Este programa é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida a todos os jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

A abertura do debate esteve a cargo do Diretor do Agrupamento, Dr. Luiz Mário Carneiro, a sessão contou ainda com as presenças do dinamizador do programa Dr. Daniel Afonso, dos alunos dos ensino básico e secundário que compõe as quatro listas candidatas à sessão distrital e respectivos coordenadores, professor Roberto Serapicos e psicóloga Emília Sardinha. O debate contou também com a colaboração das professoras Susana Santos e Joana Serra.

A Senhora deputada Cláudia Bento iniciou a sua intervenção esclarecendo os alunos sobre a organização e funcionamento da Assembleia da República. De seguida, abordou o tema “Violência no Namoro” convidando à participação e reflexão dos alunos presentes, promovendo, desta forma, a educação para a cidadania, sensibilizando os alunos para a questão da violência doméstica, tema que deve ser abordado desde muito cedo “ é através da educação das nossas crianças e jovens que se promovem os relacionamentos saudáveis”.

O próximo passo é a sessão distrital de Vila Real, esta sessão vai decorrer no dia 9 de março, no Auditório do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude. Nesta sessão, os deputados decidem, por voto secreto, quais as escolas que desejam que representem o distrito de Vila Real na Sessão Nacional. A Sessão Nacional vai decorrer em maio, na Assembleia da Republica.

Por Emília Sardinha

AnexoTamanho
Image icon Cláudia.jpg2.12 MB
Image icon Alunos.jpg2.75 MB
28/01/2020 - 15:45
 
 
 
 
 
 

Copyright © 2006-2020 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães