Separadores primários

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
29
30
1
2
3
4
5
 
 
 
CIRCUM-NAVEGAR (SOMOS MAGALHÃES)

CIRCUM-NAVEGAR (SOMOS MAGALHÃES)

Que viaje à roda do seu quarto, num movimento intrínseco perpétuo, quem aprecia a paisagem parada, por muito bela que possa parecer, enfim, percebe-se. Mas é pouco, definitivamente pouco, para alguém de alma maior, do tamanho do mundo sonhado e por sonhar e tudo o que está por fora do quarto vale a pena. Todas as noivas que ficaram por casar, todas as mães caladas a chorar, todo o sofrimento convertido em altar, todas as lágrimas que se fizeram mar em nome de ser português aventureiro.

Quantos de nós não quiseram voltar, quantos não o puderam fazer e, no entanto, em cada curva do oceano aparece uma nesga de terra tornada quintal e isso, dentro do tudo que há, é Portugal. Um ser e um estar abertos à eternidade por descobrir, ao mundo por criar e os marinheiros que não fugiram ao seu destino de povo eleito são os cantoneiros da palavra sentida que já não magoa os corações magoados e faz da água o seu próprio espelho.

O mar assim esculpido, lavrado pelo cinzel da vontade, é um mero menino adormecido de águas gigantes e plácidas, de rosto aborrecido e amuado quando encara os pioneiros na lavoura dos oceanos virgens, cheios de ilhas, pequenas filhas, que encantaram os marinheiros adocicados de luar. O mar assim vencido, de ondas e marés de correntes governadas, geme pelos cabos vacilantes que, dobrados, pereceram às mãos ávidas da descoberta. Mãos de marear, de içar velas e orar e levantar âncora a aproveitar o favor do vento onde murmura a voz rouca de um rei ancestral.

«Aos que me consideram um infiel vassalo, atiro estes versos escondidos na espuma das ondas que naufragam a esperança:

Quanto a ti, Pátria querida,
Mesmo sabendo que me queres matar,
Declaro que sou teu, de corpo e alma perdida,
Quando me deixaste na margem do mar.
E o vento num murmúrio pergunta:
“Quem és e donde vens?”
Sou Português e chamo-me Magalhães!»

Rui Sousa

02/05/2019 - 16:00
 
 
8º Roadbook BTT Fernão de Magalhães
04/05/2019 - 11:00
 
 
6
7
8
9
10
11
12
 
 
 
 
 
 
 
13
14
15
16
17
18
19
 
 
Visita de Estudo a Sintra - Lisboa

Visita de Estudo a Sintra - Lisboa

Nos passados dias 3 e 4 de maio, uma centena de alunos do 9º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, como culminar das aprendizagens realizadas na disciplina de Geografia, mas também em outras, como Português, Físico-Química, EMRC e Educação Física ao longo do 3º Ciclo do Ensino Básico, realizaram uma visita de estudo a Sintra e a Lisboa.

Do programa da visita fez parte a visita ao NewsMuseum e Parque e Palácio da Pena em Sintra; Já em Lisboa, um passeio, percurso feito a pé desde o Marquês de Pombal, até ao Terreiro do Paço, passando pelas mais emblemáticas praças e avenidas da Capital (Restauradores, Rossio, rua Augusta, …), visita ao Oceanário e desenvolvimento de atividades multidisciplinares no Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva e a terminar outro passeio pedestre em Belém, Mosteiro dos Jerónimos, CCB, Padrão dos Descobrimentos, … contemplamos o rio Tejo, a margem Sul, deu para abordar e discutir diversas questões trabalhadas ao longo dos 3 anos do ensino básico.

Os objetivos da visita de estudo foram diversificados, pelo que permitiram alargar o leque e fazer a tal abordagem variada. O Museu das Notícias (NewsMuseum) além de «mostrar» tudo o que está por detrás da atividade e da profissão de jornalista, permite ir mais além e observar o avanço da tecnologia e mais do que isso «percorrer» a história de Portugal desde o princípio do século XX até à atualidade, quer recordando conteúdos abordados na disciplina de História, quer evidenciando personalidades e feitos da cultura portuguesa.

O Palácio da Pena símbolo do Romantismo alude a esse período e a essa corrente, tanto na arquitetura, como na arte, na literatura, na ciência. Isto para não falar na beleza impar do lugar.
O Oceanário leva-nos para as questões da preservação ambiental e da biodiversidade, para a importância destas questões e para uma batalha que se quer individual, para travar um objetivo que é comum, da humanidade. Remar contra a corrente, quer sejam interesses económicos, quer a apatia de maneiras de ser e agir enraizadas é tarefa mesmo difícil, e caberá aos jovens através de uma eficaz educação ambiental alterar o panorama (iremos a tempo? estamos a tentar).

No Pavilhão do Conhecimento os jovens foram confrontados com a aplicação de conhecimento científico diverso. Tarefas práticas e interativas para comprovar saber e conhecimento teórico-prático adquirido nas aulas ao longo do tempo.

E também convívio. Convívio, também, com professores e alunos das duas escolas do agrupamento e num lugar diferente, a capital, onde muitos alunos pela primeira vez tiveram oportunidade de ir. Foi enriquecedor sob todos os aspetos, foi belo e até saudável, em alusão às caminhadas efetuadas.

Os objetivos foram cumpridos; agradecimento a todos que contribuíram para o sucesso da visita.

As fotos podem ser vistas aqui.

15/05/2019 - 11:30
 
DESAFIO MATEMÁTICO DE MAIO DE 2019

DESAFIO MATEMÁTICO DE MAIO DE 2019

Usando apenas símbolos de operadores algébricos matemáticos entre os numerais, completa cada uma das seguintes proposições, de modo a serem verdadeiras:

1 1 1 = 6
2 2 2 = 6
3 3 3 = 6
4 4 4 = 6
5 5 5 = 6
6 6 6 = 6
7 7 7 = 6
8 8 8 = 6
9 9 9 = 6

16/05/2019 - 11:45
 
Informações - Prova de Equivalência à Frequência do 9.º ano_2019

Informações - Prova de Equivalência à Frequência do 9.º ano_2019

Em anexo podem ser consultadas as informações-prova de equivalência à frequência de cada disciplina de 9.ºano para os alunos autopropostos (alunos que não reúnam condições de admissão como internos para as provas finais de Português e de Matemática da 1.ª fase, em resultado da avaliação sumativa interna final do 3.º período) e o calendário de realização da 1ª fase.

17/05/2019 - 11:45
 
Informações - Prova de Equivalência à Frequência dos 11º e 12º anos 2019

Informações - Prova de Equivalência à Frequência dos 11º e 12º anos 2019

Em anexo já se encontram disponíveis as informações-prova de equivalência à frequência para a 1.ª e o calendário de realização do Ensino Secundário_2019.

18/05/2019 - 21:00
 
 
20
21
22
23
24
25
26
 
 
 
 
 
 
 
27
28
29
30
31
1
2
 
 
 
 
 
 
 

Copyright © 2006-2019 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães