Separadores primários

Março 2019

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
25
26
27
28
1
2
3
 
 
 
 
 
 
 
4
5
6
7
8
9
10
DESAFIO MATEMÁTICO DE MARÇO DE 2019

DESAFIO MATEMÁTICO DE MARÇO DE 2019

No mês de março, desafiamos-te a provar que a raiz quadrada de dois é um número irracional.

Recorda: Um número diz-se racional se puder representar-se por uma fração de termos inteiros com denominador não nulo ou. equivalentemente, por uma dízima finita ou infinita periódica (por quê?); caso contrário, chama-se irracional.

SOLUÇÃO DO DESAFIO DE FEVEREIRO

Denotando por d a dízima 0,(9), temos que 10d = 9,(9).
Assim, 10d - d = 9, ou seja, 9d = 9 e, portanto, d = 1 ◙

Outro Processo:
Como 1/3 = 0,(3), temos que 3x(1/3) = 3x0,(3), ou seja, 1 = 0,(9) ◙

04/03/2019 - 17:15
 
 
 
UM CARNAVAL PEDAGÓGICO

UM CARNAVAL PEDAGÓGICO

O tema proposto pela Câmara Municipal de Chaves para o carnaval deste ano incidia nas “profissões de antigamente” que serviram de mote para a inspiração das Comunidades Educativas, Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.

No dia 28 de fevereiro as escolas de Vidago fizeram o seu desfile de carnaval pelas ruas da vila como já vem sendo hábito.

O tema alusivo recaiu na viagem Circum-Navegação realizada há 500 anos (a viagem teve início no dia 20 de Setembro de 1519 comandada pelo Navegador Português Fernão de Magalhães, que viria a falecer nas Filipinas no dia 21 de abril de 1521, tendo terminado no dia 12 de Setembro de 1522 sob o comando do espanhol Sebastián del Cano.

Foi agradável ver crianças, jovens, pais e encarregados de educação, professores e funcionários com indumentária alusiva à arte de marear.

Não podia deixar de faltar uma nau e o Fernão de Magalhães para tornar mais imponente o desfile. (As fotos podem ser vistas aqui).

No dia 1 de março pelas 15:00 iniciou-se o desfile em Chaves que fez o seguinte percurso: Centro Cultural de Chaves, Av. António Granjo, Largo do Monumento, Av. Bombeiros Voluntários, Terreiro de Cavalaria, Rua de Santo António, Largo do Arrabalde, Ponte Romana e Alameda de S. Roque.

Desfilaram mais de dois mil participantes. Foi muito agradável reviver muitas profissões de antigamente recreadas por muitas crianças, jovens, pais, funcionários e professores e população em geral. Foi um espectáculo digno de se ver.

Também crianças, jovens, encarregados de educação e professores de Vidago, bem como a nau e o Fernão de Magalhães participaram no desfile sob o tema da viagem à volta da Terra. (As fotos podem ser vistas aqui).

Em nome do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães agradeço às crianças e jovens que participaram no desfile em Vidago e em Chaves, aos professores, funcionários, pais e encarregados de educação. Um agradecimento muito especial ao Fernão de Magalhães e ao Presidente da Associação de Pais das escolas de Vidago que para o efeito construiu uma réplica de uma nau, como se pode apreciar nas fotos publicadas.

Foi de facto um Carnaval Pedagógico e divertido que ficará na memória dos vidaguenses e dos flavienses.

O Diretor

07/03/2019 - 16:15
 
Carnaval das escolas de Vidago

Carnaval das escolas de Vidago

É carnaval, ninguém leva a mal. Carnaval sem crianças não é carnaval e a estas ninguém leva mesmo a mal. Em Vidago o Carnaval é também tradição e a alegria e o colorido que as crianças emprestam a esta quadra criam a magia que caracteriza esta festividade.
A tradição mais uma vez se cumpriu. As escolas organizaram o seu desfile, desta vez, subjacente ao tema: «500 anos da viagem circum-navegação de Fernão de Magalhães», o patrono do agrupamento.
O agrupamento empenhou-se e o próprio Diretor do participou no desfile, disfarçado do próprio comandante Fernão de Magalhães.

Esta foi uma forma do agrupamento honrar o seu patrono. Efetivamente, o próprio Fernão de Magalhães há 500 anos atrás ocupava-se de criar condições para circum-navegar o mundo, procurava arranjar condições para lograr uma missão bem-sucedida e assim, há precisamente 500 anos Fernão de Magalhães procurava mantimentos, uma tripulação, marinheiros, cozinheiros, carpinteiros, guerreiros, … Ao longo do desfile pudemos ver alunos disfarçados com estes motivos alusivos a profissões «antigas» e ligadas à circum-navegação de Fernão de Magalhães.

A missão foi tão bem sucedida que Fernão de Magalhães foi o percursor da globalização, da mundialização em que hoje vivemos, não só cruzou mares e oceanos, continentes, países, povos, civilizações tão dispares. Fernão de Magalhães simboliza, pelo seu feito a união de um mundo, dos seus povos, países e tudo o resto numa viagem. O próprio carnaval num único desfile mistura uma infinidade de diferenças, de atitudes, de crenças, de egos, e também de tudo o resto.

A valorizar e abrilhantar o desfile a Associação de Pais da Escola básica de Vidago construiu uma réplica de uma nau e trajes que os próprios pais usaram no desfile.
A ideia é meter o «bichinho» do carnaval às crianças, para que um dia mais tarde estas possam «engrossar» o carnaval da vila.

Este ano, a acrescentar ao carnaval das escolas de Vidago, foi-nos feita a proposta de desfilar no carnaval das escolas de Chaves. A proposta foi aceite e cerca de 40 foliões representantes das escolas de Vidago também levaram alegria e se divertiram no carnaval das escolas de Chaves, representando, igualmente, o agrupamento de escolas Fernão de Magalhães neste desfile. Assim, um misto de alunos do 7º e do 8º ano de escolaridade, do JI de Vidago e pais e encarregados de educação da Associação de Pais das escolas de Vidago, marcaram presença no desfile de Chaves, mais uma vez, comandados pelo Diretor do Agrupamento «vestido» de Fernão de Magalhães, que do alto da nau, procurava alcançar avistamento de terra, num sinal de chegar a bom porto, e cumprir com sucesso a sua missão, cumprimentando e lançando as sementes pelo caminho, unindo gentes e povos diversos.

Agradecimentos aos professores que contribuíram para o sucesso do desfile deste ano, tanto na elaboração dos trajes, e de outros materiais de apoio (cartazes de abertura), como no acompanhamento e na participação no mesmo desfile; à GNR local de Vidago e à equipa da Escola Segura, na colaboração dada no controlo do percurso do desfile e aos Bombeiros Voluntários de Vidago; um agradecimento especial ainda à Associação de Pais, pela participação e pela alegria que adicionaram ao cortejo e pela nau que construíram.

Ainda uma palavra para os alunos, pela sua participação ordeira, divertida e que levaram a alegria ao povo. Uma palavra também para o povo, que não faltou e que saiu à rua, para aplaudir, as suas crianças (filhos, netos, afilhados, sobrinhos). A todos um bom carnaval.

As fotos podem ser vistas aqui

Paulo Lage

07/03/2019 - 16:30
 
 
 
 
11
12
13
14
15
16
17
 
 
 
 
RESULTADOS DAS CNC EM REDE 2019 DO PMATE

RESULTADOS DAS CNC EM REDE 2019 DO PMATE

Parabéns a todos os alunos que participaram nas Competições Nacionais da Ciência em Rede do PmatE, onde se conseguiram lugares de destaque a nível nacional em todos os ciclos de ensino e onde todos atingiram, de algum modo, a vitória da aprendizagem e do respeito pela Educação!
Continuem sempre a aprender; o Conhecimento estará sempre acima de qualquer troféu!

Os resultados destas competições, quer a nível de escola como a nível nacional, podem consultar-se em pmate.ua.pt/cnc

Boas Aprendizagens!

15/03/2019 - 18:45
 
Mês "Mundial da Saúde Oral"

Mês "Mundial da Saúde Oral"

Em março comemora-se o mês "Mundial da Saúde Oral". Nesse sentido, as Equipas de Saúde Escolar das UCC Chaves 1 e 2, em colaboração com os Coordenadores do PES e da Biblioteca Escolar das várias escolas (agrupadas e não agrupadas) do concelho de Chaves, levam a cabo uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos no âmbito do Projeto SOBE (Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares). A exposição decorrerá até ao final do mês de março na Biblioteca  Municipal de Chaves.

Convidamos toda a comunidade escolar a visitar esta exposição. No dia 28 de março realizar-se-ão atividades lúdicas e pedagógicas.

Cristina

15/03/2019 - 21:00
 
 
 
18
19
20
21
22
23
24
 
 
Visita da equipa da RAN ao Agrupamento

Visita da equipa da RAN ao Agrupamento

No passado dia 12 de março, o nosso Agrupamento recebeu a visita da equipa da RAN, Clínica de Recuperação, sediada em Vila Real e que recupera pessoas diagnosticadas com problemas de adição.
Esta atividade, realizada no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, em pareceria com a Unidade de Cuidados à Comunidade (Chaves 2), teve como finalidade sensibilizar os alunos do 10.º ano para a temática do “ Alcoolismo na Adolescência”.

Esta temática foi desenvolvida pelo Dr. Hugo Sousa (neuropsicólogo) e pelo Dr. Rui Alves (conselheiro/psicólogo) e contou com importantes testemunhos de dois jovens residentes na Clínica.
Congratulamo-nos pelo sucesso desta atividade, tão importante no que diz respeito à prevenção de comportamentos de risco e na formação dos nossos jovens.

RAN

Estamos gratos pela presença destes profissionais e pelos contributos dos jovens que partilharam a sua experiência de vida, pois consideramos esta atividade como um valioso contributo para a educação dos nossos alunos não só no que à saúde diz respeito mas também no que toca à cidadania.

A todos os alunos presentes, os nossos parabéns pelo seu comportamento no decorrer da sessão.

20/03/2019 - 10:15
 
Vírus

Vírus

Foi detetado na maior parte dos computadores da escola um programa que altera o conteúdo das pens movendo para uma pasta com o nome "_", que posteriormente fica oculta, o conteúdo completo das mesmas.

Para resolver este problema e ao mesmo tempo limpar o computador onde esta operação é realizada bastará descarregar o ficheiro em anexo, copiá-lo para a raiz da pen e executá-lo a partir daí.

A execução desde ficheiro removerá eventuais atalhos criados pelo vírus, a pasta onde o mesmo se replica na pen e desoculta ainda a pasta "_", dentro da qual se encontra o conteúdo completo da mesma.

AnexoTamanho
Ficheiro limpa_bicheza.bat736 bytes
21/03/2019 - 16:00
 
 
 
 
25
26
27
28
29
30
31
 
 
Erasmus +

Erasmus +

O Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães está a participar no projeto “Listen, look and take part in: this is our cultural heritage”, no âmbito do programa Erasmus+.

Entre os dias 11 de 17 de março realizou-se o primeiro intercâmbio/encontro no âmbito do nosso projecto. Nas atividades realizadas no Colégio Gloria Fuertes em Caudete, Espanha, participaram os alunos Matilde Gonçalves e Martim Sousa do 5ºA, Alexandre Teixeira do 6ºB e Marta Melo do 7ºA, juntamente com as professoras Paula Araújo, Maria Cristina Martins e Cidália Loureiro.

Foram cumpridos todos os objetivos e regressamos todos mais enriquecidos, embora cansados…

Este projeto de intercâmbio internacional está a ser desenvolvido com escolas de mais cinco países: Espanha, Inglaterra, Croácia, Itália e Turquia. É um projeto de dois anos (2018-2020) para alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. As viagens de intercâmbio infelizmente não são para todos os alunos, pois o financiamento não o permite. A participação neste intercâmbio começa pela inscrição no Clube Erasmus do Agrupamento e realização das várias atividades ligadas ao projeto. Lamentavelmente a adesão tem sido reduzida. Todavia, apenas alunos pertencentes ao Clube Erasmus poderão ser selecionados para viajar uma semana para outro país e participar nas atividades da Escola que nos receber. Durante essa semana os alunos serão acolhidos por famílias devidamente selecionadas pela Escola responsável.

O Erasmus+ é um programa que existe há vários anos, há imensas escolas Portuguesas a participar e tem proporcionado aos alunos e aos professores participantes experiências únicas de
aprendizagem e de partilha.

Participa!

27/03/2019 - 10:45
 
Feira das Profissões

Feira das Profissões

À semelhança de anos anteriores, realiza-se no próximo dia 28 de março, mais uma jornada de divulgação de oferta formativa a “Feira das Profissões”.

Vários estabelecimentos de ensino superior vão estar presentes a fim de divulgarem os cursos que ministram.

Assim, os alunos poderão obter junto dos representantes dos estabelecimentos participantes a informação que acharem pertinente relativa aos cursos do seu interesse e possíveis saídas profissionais.

AnexoTamanho
PDF icon Cartaz feira das profissões 19.pdf315.89 KB
28/03/2019 - 09:30 a 16:30
 
 
 
 

Copyright © 2006-2019 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães