Separadores primários

Fevereiro 2019

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
28
29
30
31
1
2
3
 
 
 
 
Encontro com o escritor Gil Santos

Encontro com o escritor Gil Santos

No dia 7 de janeiro, os alunos de 9º ano da Escola Secundária Fernão de Magalhães foram presenteados com a deslumbrante visita e apresentação do escritor flaviense Gil Santos.

Gil Santos nasceu na freguesia de Santa Leocádia, no concelho de Chaves, e frequentou a nossa escola, onde finalizou o 12º ano.

Atualmente, é professor de economia em Caldas das Taipas, é casado e tem um filho (Gil Filipe Santos), o qual é co-autor do seu livro. Algumas das obras já publicadas por este autor são De Chaves a Copenhaga e A Saga de um combatente na I Guerra Mundial.

Chegado o dia, às 15h30, todas as turmas convidadas se dirigiram, com os respetivos professores acompanhantes, para o Anfiteatro da Escola.

Às quatro horas da tarde abriu-se a palestra com as apresentações da Professora Luísa Cordeiro e da sobrinha-neta do escritor Gil Santos, a aluna Lara Alves. De seguida, o escritor fez uma breve síntese do tema que iria abordar ao longo da palestra – a primeira Guerra Mundial.

Depois da sua apresentação, prosseguiu-se com a projeção de um documentário sobre a vida dos ex-combatentes da primeira Grande Guerra e com o enigmático desaparecimento do escritor. Terminado o documentário, o escritor Gil Santos regressou vestido e armado a rigor, representando o seu avô na primeira Guerra Mundial e contando as suas histórias, que causaram espanto e divertimento geral.

A principal razão pela qual o escritor sentia vontade de dar a conhecer o seu trabalho neste estabelecimento era o facto de ser a escola da sua juventude e, ainda, ter a oportunidade de nos contar as peripécias que tiveram como palco este espaço.

Os alunos receberam muito bem esta visita, facto confirmado pelos testemunhos que recolhemos de alguns deles. A Catarina Lima do 9ºB considerou esta palestra uma forma divertida e diferente de aprender mais sobre a Primeira Grande Guerra e sobre os nossos antepassados.

O Nuno Veiga, da mesma turma, confessou-nos que adorou a apresentação, que ficou mais esclarecido sobre o assunto e encontrou mais livros para ler.

A Francisca Lopes ( 9ºB ) afirmou que a palestra foi muito divertida e fora do comum.
A Lara Alves declarou:- “Foi uma apresentação única e emocionante, onde aprendemos imenso sobre a história dos nossos antepassados, enquanto passávamos um bom momento.”

A Ana Rita Patrocínio, aluna do 9ºB, comunicou-nos:- “Pessoalmente, eu sou uma grande fã de história e de literatura, por isso, quando a professora nos informou sobre esta atividade, fiquei deveras feliz. Apanhei um susto tremendo quando o escritor entrou na sala vestido a rigor e a berrar, mas esse sentimento foi rapidamente substituído por assombração porque o traje e o armamento eram muito interessantes e realistas! Foi uma tarde muito bem passada que, de certeza, recordarei sempre.”

A Diana Cardoso expressou de igual modo a sua opinião :-“ Esta foi uma das melhores palestras a que já assisti. Estas atividades fazem com que os alunos aprendam muito mais do que nas aulas, através de experiências e de opiniões de outras pessoas, e devem ser promovidas.”

A Lara Portelinha do 9ºC gostou muito da apresentação por ser diferente e por o escritor saber cativar a atenção dos alunos.

Para concluir, gostaríamos de agradecer imenso ao professor Gil Santos e aos professores que organizaram a atividade. Foi muito proveitoso o facto de podermos ouvir histórias de um tão bom orador que as ouviu relatadas em primeira pessoa. É também revitalizante saber que existem pessoas que se importam com o legado dos nossos antepassados e que valorizam as causas pelas quais eles lutaram, procurando sempre mais conhecimento para partilhar com os outros. Mais uma vez o nosso reconhecido agradecimento ao escritor Gil Santos por nos ter proporcionado uma tarde tão especial e inesquecível.

Ana Rita Patrocínio, Diana Cardoso e Lara Alves, alunas do 9ºB

01/02/2019 - 10:30
 
Workshop CREACTIVITY

Workshop CREACTIVITY

O Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães participou nos passados dia 14 e 18 de janeiro, no Workshop Educativo CREACTIVITY - Projeto itinerante do BPI e Fundação "la Caixa" com todas as turmas do 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Sede e os alunos do 4º, 5º, 6º, 7º e 8º anos da Escola Básica de Vidago.

O BPI e a Fundação “La Caixa” através do seu programa EduCaixa ofereceu a todos os alunos participantes, recursos, atividades e programas educativos com a finalidade de promover o desenvolvimento das competências dos jovens. Estas atividades decorreram numa unidade móvel que se encontrava junto ao estacionamento do MACNA e no estacionamento da Escola Básica de Vidago.

As fotos das atividades desenvolvidas no workshop podem ser consultadas aqui.

02/02/2019 - 11:45
 
 
4
5
6
7
8
9
10
 
 
Orçamento Participativo das Escolas - 2019

Orçamento Participativo das Escolas - 2019

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo o sentido de responsabilidade, bem como valores e práticas indispensáveis à vida democrática.
Os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguirem os votos dos colegas.
Em anexo, encontra-se o Regulamento e o modelo de proposta.

06/02/2019 - 21:45
 
Comemorações do V centenário da circum-navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães (2019-2022)

Comemorações do V centenário da circum-navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães (2019-2022)

No dia 20 de setembro de 1519 partiu de Sanlúcar de Barrameda (Sevilha) a Armada das Molucas capitaneada pelo navegador português Fernão de Magalhães, ao serviço da Coroa Espanhola.
Fernão de Magalhães faleceu nas Filipinas no dia 21 de abril de 1521, tendo a viagem sido terminada pelo comandante Juan Sebastián Elcano em etembro de 1522.
O Navegador português não terminou a viagem, mas teve um papel preponderante, diria mesmo heróico, que contribuiu para que a viagem chegasse a seu termo.
O Governo português preparou-se para festejar essa efeméride, publicando, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 52/2018, de 3 de maio, que aprovou o programa das Comemorações do V Centenário da Viagem.
Segundo o preâmbulo desta Resolução trata-se de um programa que “tem por principal objetivo a adequada celebração do V centenário da primeira circum-navegação, sinalizando-se um dos mais relevantes eventos da Humanidade, determinante para a compreensão da contemporaneidade e da identidade nacional, num quadro de cooperação e globalização crescentes, sendo de destacar no programa, a criação de condições para a celebração condigna nas suas vertentes de ação externa e desenvolvimento regional, bem como nas vertentes cultural e científica, bem como o relevante impacto económico que uma iniciativa destas representa”.
Esta iniciativa terá a participação de diversas áreas governamentais, entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, incluindo, em particular, membros da comunidade académica e científica.
Também o Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, em Chaves, não podia deixar de se associar a estas comemorações não só pelo seu desígnio nacional mas também porque este estabelecimento de ensino, a partir do dia 13 de janeiro de 1919, passou a designar-se ”LICEU FERNÃO DE MAGALHÃES”.

07/02/2019 - 12:15
 
CANGURU MATEMÁTICO SEM FRONTEIRAS 2019

CANGURU MATEMÁTICO SEM FRONTEIRAS 2019

O próximo Canguru Matemático sem Fronteiras realiza-se no dia 21 de março de 2019, das 15:00 às 16:30, contemplando as oito categorias seguintes, de acordo com o nível e faixa etária do alunos:
☼ Categoria Mini-Escolar - Nível I → para o 2º ano de escolaridade
☼ Categoria Mini-Escolar - Nível II → para o 3º ano de escolaridade
☼ Categoria Mini-Escolar - Nível III → para o 4º ano de escolaridade
☼Categoria Escolar → para os quintos e sextos anos de escolaridade
☼Categoria Benjamim→ para os sétimos e oitavos anos de escolaridade
☼Categoria Cadete→ para o nono ano de escolaridade
☼Categoria Júnior→ para os décimos e décimos primeiros anos de escolaridade
☼Categoria Estudante→ para o décimo segundo ano de escolaridade

Podes encontrar um arquivo de provas e respetivas resoluções no site da Sociedade Portuguesa de Matemática - www.spm.pt, onde poderás melhorar os teus saltos de Canguru Matemático!

Inscreve-te no formulário que se segue, indicando o teu nome completo, ano de escolaridade, número e turma e correspondente categoria deste desafio.

Melhora o teu desempenho mental!

Bons treinos!

 
1 Iniciar 2 Concluída
0%
08/02/2019 - 17:15
 
DESAFIO MATEMÁTICO DE FEVEREIRO DE 2019
08/02/2019 - 17:45
 
 
CORTA-MATO REGIONAL 2019

CORTA-MATO REGIONAL 2019

CORTA MATO 2018/2019 - CLDE VILA REAL E DOURO

O Corta-Mato Fase CLDE de Vila Real e Douro no NaturWaterPark, é uma das mais emblemáticas provas do calendário desportivo anual do Programa do Desporto Escolar. Esta competição é organizada pela Direção-Geral da Educação - Divisão do Desporto Escolar e localmente pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região do Norte.

No presente ano letivo, o Corta-Mato regional contou com a presença de 1217 alunos e mais de 100 professores, os quais representaram 30 escolas do distrito de Vila Real e algumas do distrito de Viseu (que fazem parte do Douro). Esta prova, surge na sequência da realização da Fase Escola, que envolveu aproximadamente 400 alunos no nosso agrupamento.

Ao longo da manhã, realizaram-se 8 corridas nas distâncias de 1000, 1500, 2000, 2500 e 3500 metros, correspondentes aos vários escalões de idade e género. As corridas decorreram dentro da normalidade, não havendo a registar nenhum incidente. Como é tradição da E.B.2,3 de Vidago, várias medalhas foram conquistadas pelos nossos brilhantes atletas (comitiva de 28 alunos), frutos das suas classificações nos lugares de pódios das classificações individuais e coletivas. Por outro lado e devido a uma destas boas classificações, ficou apurado para o corta-mato nacional a realizar na Marinha Grande nos dias 22 e 23 de Fevereiro um destes atletas (Jéssica Soares, 7ºE, nº14). Parabéns a todos os “nossos meninos” que participaram neste grande evento.
Em baixo, as classificações em destaque da nossa escola:

ESCOLA BÁSICA DE VIDAGO

Classificações Individuais

Class. Dorsal Nome Turma Nº Escalão Tempo
2º 1334 ANA SANTOS 5ºD 1 INFANTIL A - FEM. 0:03:32
4º 1344 SANTIAGO SOARES 5ºD 18 INFANTIL A - MASC. 0:03:20
3º 1348 JÉSSICA SOARES 7ºE 14 INFANTIL B - FEM. 0:05:19

Classificações Coletivas

Class Equipa Pontuação
2ª Equipa EB DE VIDAGO (2+10+18+55=85)

Constituição da Equipa
5ºD ANA SANTOS 5ºD ANA PINTO 5ºD JULIANA OLIVEIRA 3ºA BLANDINA DOS SANTOS 3ºA MARGARIDA RODRIGUES

As fotos da atividade podem ser consultadas clicando aqui.

10/02/2019 - 21:15
 
11
12
13
14
15
16
17
 
 
O Magalh@es - Vol. II, N.º 3, julho 2018
13/02/2019 - 15:30
 
O Magalh@es - Vol. II, N.º 4, outubro 2018
13/02/2019 - 15:45
 
 
 
 
 
18
19
20
21
22
23
24
 
 
 
 
 
 
 
25
26
27
28
1
2
3
 
 
 
 
 
 
 

Copyright © 2006-2019 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães