Separadores primários

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
27
28
29
30
31
1
2
 
 
 
 
 
Inscrições caminhada solidária

Inscrições caminhada solidária

O grupo de Educação Física, o Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães e o BTT Clube de Chaves, dando cumprimento ao Plano Anual de Atividades da instituição, vão organizar uma caminhada solidária no próximo dia 1 de junho.

No programa do evento, a concentração de participantes está agendada para as 8:30 no Largo da Lapa, com saída em autocarro em direção ao Santuário da Nª Srª da Aparecida em Calvão, local onde se realizará um pequeno almoço e onde iniciará o percurso em direção à escola Fernão de Magalhães.

Solicitamos o preenchimento do formulário que se segue uma vez que as inscrições estão limitadas a 75 participantes.

Os interessados deverão fazer-se acompanhar por bens alimentares que posteriormente serão distribuídos pelas famílias mais carenciadas do agrupamento.

As fotos podem ser visualizadas aqui.

Anexos: 
01/06/2019 - 08:30 a 12:30
 
O Dia do Agrupamento e as Comemorações da Circum-Navegação

O Dia do Agrupamento e as Comemorações da Circum-Navegação

O Dia do Agrupamento e a Viagem Circum-navegarão

No dia 30 de maio comemoramos o 6.º aniversário de vida deste Agrupamento. Quisemos também lembrar os 100 anos em que o Liceu de Chaves passou a designar-se Liceu Nacional de Fernão de Magalhães, integrada esta designação no conjunto de 33 personalidades de relevo da nossa história pátria, atribuídos a outros estabelecimentos congéneres para que a sua “lembrança constitua para os educandos perene sugestão de virtudes cívicas e morais e o reconhecimento de sólidos valores intelectuais e, ainda, como forma de perpetuar alguns dos nomes mais notáveis da vida intelectual e ativa de Portugal”. E a razão desta designação justifica-se pelo seu simbolismo histórico e porque, possivelmente ser natural de Trás-os-Montes (Sabrosa?).

Quisemos, ainda, iniciar oficialmente o ciclo comemorativo do V Centenário da Viagem Circum-navegarão, comandada pelo navegador Português Fernão de Magalhães e terminada pelo navegador espanhol Sebastián d’Elcano.

O Governo Português criou a Estrutura de Missão para as Comemorações dos 500 anos, presidida pelo Dr. José Marques.

Com as Comemorações ficamos a conhecer melhor a figura do nosso Patrono: era uma personagem com grande presença de espírito, leal, determinado, e ainda um misto fascinante de perspicácia e de coragem. Soube calar-se, soube esperar, como que suspeitando que o destino ainda lhe reservava muitos anos de aprendizagem e de provações para a verdadeira façanha que lhe cumpria realizar.

Foi um injustiçado. Não lhe foram atribuídos louros, não teve descendentes diretos, "foi um anti-herói que morreu a meio da refrega, mas que nos deixou um legado riquíssimo de conhecimento e uma visão de futuro. A personalidade de Magalhães mistura explosivamente energia demoníaca, audácia e prudência. Rebelde racional, o navegador entrega-se intensamente à missão da sua vida, desafiando os deuses e os homens, e consegue, com isso, transformar para sempre a realidade". (cito o escritor Stefan Zweig).

Foi um feito ao mais alto nível. Foi uma façanha à escala planetária e tudo o que daí adveio para bem da humanidade. Mas o feito não tinha acontecido sem as condições logísticas que a coroa espanhola pusera à sua disposição. Depois da sua morte a viagem terminaria, comandada por Sebastán D’Delcano, com a chegada da nau Vitória a Sevilha, no dia 8 de Setembro de 1522.
As comunidades educativas das duas escolas empenharam-se desde o início do ano letivo na elaboração de trabalhos, muitos deles expostos, hoje, nas diversas salas.

Realço a participação no Carnaval promovido pela Câmara Municipal de Chaves, destacando aqui o contributo da Associação de Pais de Vidago, de um modo especial o seu Presidente.
No Plano Anual de Atividades do Agrupamento foram inseridas diversas atividades alusivas à viagem e a Fernão de Magalhães.

Realizaram-se duas visitas de estudo a Sabrosa e ao Douro Vinhateiro – alunos do 10º e 11.º anos.

As comunidades escolares envolveram-se nestas atividades, apesar da obrigatoriedade de cumprir os programas, avaliação e preparação das provas de aferição e dos exames.

Foram colocadas duas faixas no frontispício da escola sede.

Está programada a atividade VidaGO – Nesse sentido o Agrupamento de escolas Fernão Magalhães, propôs-se trabalhar o tema nas várias disciplinas e áreas. A Escola Básica de Vigado, com a coordenação do Professor de Educação Visual, Nuno Florêncio propôs-se dinamizar um projeto intitulado “VigaGO”, inspirado na viagem de circum-navegação, e todos os jovens que frequentam os 2º e 3º Ciclos na escola de Vidago têm uma participação ativa/artística no projeto.

Queremos realizar outros eventos e conferências, relacionadas com as comemorações. Fizemos a nossa inscrição na Rede de Escolas Magalhânicas.

São e serão momentos que nos permitem conhecer melhor o nosso patrono, mas não é menos importante conhecer com mais rigor a preparação e o conhecimento de um dos maiores eventos da humanidade, que nos faz pensar no futuro, que necessita ser refletido, planeado, estudado sobre assuntos tão delicados como sejam: valorização do conhecimento; as alterações climáticas; preservação e aproveitamento de forma sustentável a enorme riqueza dos oceanos; a comunicação entre as pessoas; a cooperação entre os países, entre povos e raças diferentes; o conhecimento científico e a sua aplicação tecnológica ao serviço da humanidade.

A Viagem deve prosseguir, e não é demais relembrar, no sentido da sensibilização ambiental, do aquecimento, do uso de material plástico e de papel, redução do consumo de água, separação dos resíduos; pensar a biodiversidade; pensar e concretizar uma globalização positiva de modo a que possamos deixar uma vida melhor aos nossos vindouros.

A cerimónia e as exposições foram consideradas pelos convidados de excelentes.

Nós, Direção, queremos agradecer o imenso empenho, a grande dedicação e o enorme trabalho realizado, que nos permitiu fechar o ano letivo com chave de ouro.

O nosso bem-hajam pelo contributo dado pelas duas comunidades educativas para que este evento, tão simbólico para todos nós, tivesse tido o reconhecido sucesso, que excedeu as nossas expectativas.

A Direção

As fotos podem ser vistas aqui.

01/06/2019 - 18:45
 
 
3
4
5
6
7
8
9
 
 
 
Oferta Formativa 2019/2020
06/06/2019 - 18:45
 
 
 
 
10
11
12
13
14
15
16
DESAFIO MATEMÁTICO DE JUNHO DE 2019

DESAFIO MATEMÁTICO DE JUNHO DE 2019

Na Ilha Magalhânica, a moeda em circulação é o Fernão.
Na Escola Magalhães dessa Ilha, o Professor Fernão diz aos seus alunos:

" Preciso de comprar uma pequena Nau que custa 100 fernões para vir de casa para a Escola. Se um de vós me emprestar metade mais dois dos fernões que tenho na carteira então o dobro do meu dinheiro totalizará o preço dessa nau. Conseguem descobrir a quantia da minha carteira?"

Solução do desafio do Dia do Agrupamento → 234 homens

A solução do desafio de maio segue em imagem anexa.

AnexoTamanho
Image icon seis.jpg35.94 KB
10/06/2019 - 22:30
 
 
 
 
 
 
Entrega das Informações aos Pais/Encarregados de Educação - 3º Período
16/06/2019 - 20:30
 
17
18
19
20
21
22
23
 
 
 
 
 
 
 
24
25
26
27
28
29
30
 
 
 
 
 
 
 

Copyright © 2006-2019 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães