PRÉMIO COMUNIDADES GO ON

Na sequência da vitória no concurso Comunidades Go On da Super Bock que decorreu em Matosinhos na sede da Super Bock Group, a equipa constituída pelos alunos do 11º C do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, Ana Lia Gonçalves, Artur Carvalho, Cristina Magalhães, Ema Leite e João Gonçalves, entre os dias 5 e 9 de Setembro, tiveram a oportunidade de aprender sobre empreendedorismo numa viagem à Finlândia.

A equipa demonstrou a sua criatividade na apresentação do seu projeto que consiste num barco movido a pedais, estilo gaivota, com um tapete rolante implementado que recolhe resíduos sólidos do rio. Esta embarcação incluiria ainda um tablet resistente à água que daria informações aos passageiros do barco relativas ao meio ambiente, ao estado do barco e à história e cultura da localidade carregado por pequenos painéis solares instalados no barco. O projeto abordava ainda outras vertentes tais como as parcerias com associações ambientais locais e nacionais, um sistema de preços variável conforme a quantidade de lixo recolhida por unidade de tempo (quanto mais lixo recolhido menor o preço a pagar e vice-versa), a possibilidade de organizar concursos com prémios sustentáveis de forma a incentivar o uso dos barcos e a sensibilizar a população para a importância de tomar atitudes amigas do ambiente...

Na viagem à Finlândia visitaram uma escola secundária em Espoo onde apresentaram novamente o seu projeto a alunos finlandeses e trocaram impressões sobre o funcionamento do ensino em ambos os países.

Conversaram sobre o futuro do seu projeto com empreendedores numa visita à Helsinki Think Company e participaram ainda noutras atividades do interesse dos alunos tais como Escape Room, visita à ilha de Suomenlina, ida a Turku e parque de diversões Linnanmäki.

Foi uma experiência inesquecível!

As fotos podem ser consultadas clicando aqui.

Copyright © 2006-2018 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães