"Great heritage in Portugal!"

Estamos de parabéns!

O nosso Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães recebeu os seus parceiros do projeto “Listen, look and take part in! This is our cultural heritage!”, no âmbito do programa Erasmus +, entre os dias 2 e 8 de novembro.

Contamos com as presenças de 14 professores a 19 alunos de Espanha, Croácia, Itália, Inglaterra e Turquia.

Durante este 7 dias, 17 famílias Flavienses acolheram estas crianças como se fosse seus filhos, proporcionando-lhes momentos fantásticos e vivências de uma família Portuguesa que eles nunca mais esquecerão. Todos estes pais e mães foram maravilhosamente incansáveis, preocupados, brincalhões, e tudo o que demais faz parte de uma típica família que zela pelo bem-estar e pela felicidade dos seus filhos/filhas. A verdade é que a sua dedicação, amor, envolvimento e empenho deixaram os nossos visitantes de lágrimas nos olhos no momento da partida para os seus países.

Durante esta semana, e já fora do ambiente familiar, alunos e professores participaram nas várias atividades relacionadas com o tema do projeto neste encontro em Chaves - “Great Heritage in Portugal”, pensadas, protocoladas e planificadas pormenorizadamente pelas professoras Paula Araújo e Cidália Loureiro, contando, com a participação e empenho de outros professores/técnicos especializados/pais/encarregados de educação nas áreas das atividades e workshops propostos.

O programa semanal iniciou no dia 2 de novembro com a receção dos nossos parceiros no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, pelas professoras Paula Araújo, Cidália Loureiro e Maria Cristina Martins, e o respetivo acompanhamento do grupo até Chaves, onde foram recebidos pelas famílias de acolhimento e pelos professores Emília Nogueira e Fernando Nogueira, no edifício da Universidade Sénior.

No dia 3, domingo, realizaram-se atividades de receção da parte da manhã com a dinamização da aluna Lara Alves do 10ºD (dança de boas vindas), das professoras Paula Rio (músicas tradicionais) e Gina Carvalho (dança do “Regadinho”). Para estas atividades musicais contamos com o acompanhamento das concertinas dos alunos Ana Valente e Kevin Rodrigues.

Da parte da tarde, os alunos ficaram com as famílias de acolhimento, que se divertiram imenso, e os professores foram, em conjunto, conhecer a Feira dos Santos e perceber a sua origem e tradição.
No dia 4, segunda-feira, os alunos aprenderam a tocar cavaquinho com a professora Amélia Rua, enquanto os professores aprenderam mais sobre os nossos grandes poetas com a docente Leonor Rei, na atividade “Poesia e música em Fernando Pessoa”. Depois da música, a concentração e diversão com jogos matemáticos preparados pela professora Cacilda Paz.

Para além destas atividades, alunos e professores arrriscaram os passos do “Malhão” sob comando da assistente técnica, Maria José Teixeira, com acompanhamento na concertina dos alunos Ana Valente e Kevin Rodrigues; meteram a mão no barro com a orientação do Sr. Humberto Seixas e tentaram produzir um cesto com a ajuda do Sr. Dinis Cunha.

No dia 5, terça-feira, visitamos a escola em Vidago, onde nos esperou uma receção de boas vindas nas várias línguas e danças típicas promovidas pelas docentes Maria Cristina Martins e Maria Saudade Teixeira. Depois de uma visita às instalações, feita pelo professor Paulo Lage, alunos e professores arregaçaram as mangas e foram experimentar fazer doce de abóbora com a professora Maria José Caseiro e pintar azulejos com a professora Rosa Sousa. Depois, dirigimo-nos para visitar as Águas Campilho e no regresso esperava-nos um típico magusto, com as castanhas assadas e jogos tradicionais. Como se divertiram a tentar lançar o pião...

Da parte da tarde usufruiram das maravilhas dos jardins do Palace Hotel e vislumbraram a entrada do mesmo na companhia dos professores Paula Araújo, Cidália Loureiro, Adelino Parada e Paulo Lage. Para terminar a tarde, nada melhor do que experimentar dar umas tacadas nas bolas de golfe para perceber se este seria um desporto a seguir nas suas vidas!

No dia 6, quarta-feira, fomos recebidos nos Paços do Conselho pelo Senhor Vice-Presidente da Câmara Dr. Francisco Melo que, depois do seu discurso de boas vindas, presenteou os nossos convidados com um marco da cidade e os alunos com pequenas lembranças físicas e gastronómicas.

Da Câmara Municipal iniciamos uma visita à cidade, começando pela Torre de Menagem e o seu museu militar, passando pela Rua Direita até à Ponte Trajano e subindo para o Forte de S. Neutel. Aí, mesmo ao lado, tivemos a oportunidade de visitar o Complexo do Desportivo de Chaves, com a ajuda do professor Roberto Serapicos, e fomos recebidos pelo Diretor de Comunicação do Clube, Sr Sérgio Mota, que satisfez todas as curiosidades dos nossos amigos e nos permitiu assistir a um treino da equipa Sénior.

Da parte da tarde foi hora de meter a mão na massa e ver quem tinha habilidade para fazer os famosos pastéis de Chaves. A Srª Cristina Machado e o seu marido Sr Luís Pinto proporcionaram-nos este momento de grande excitação na sua fábrica do “Biquinho Doce”. Foi um prazer fazer e foi um regalo para o estômago experimentar!

No dia 7, quinta-feira, alunos e professores foram conduzidos ao Museu Nadir Afonso, onde a professora Conceição Aleixo promoveu e desenvolveu uma série de atividades integradoras das várias culturas envolvidas, mesclando-as com as obras no nosso grande pintor Nadir Afonso.

Para terminar o programa semanal em beleza e total relaxamento, passamos uns minutos nas piscinas termais de Chaves. Que experiência maravilhosa!

Ao final da tarde – confraternização. Todas as famílias de acolhimento, que trabalham afincadamente na preparação da comida, juntamente com as professoras Paula Araújo, Cidália Loureiro e Alice Alves e com a assistente operacional Daniela Rodrigues prepararam a festa de despedida, onde todos puderam conviver, trocando impressões de todas as atividades realizadas, dançando, jogando, cantando e recebendo os certificados de participação. Para a realização desta festa contamos ainda com a colaboração do Sr Presidente da Junta de Santa Maria Maior, Dr Hugo Silva. O nosso muito obrigado!

No dia 8, sexta-feira, foi a despedida com muitas lágrimas de alegria e de saudade prévia de famílias de acolhimento e alunos acolhidos.

Todas as atividades foram um sucesso e todos nos regozijamos de termos providenciado e usufruído de momentos inesquecíveis.

Por fim, fica um agradecimento aos professores Rosimar Silva, Cristina Mota, Luís Monteiro pela colaboração no decorrer das atividades. Um outro agradecimento à professora Maria Cristina Silva e à assistente operacional Daniela Rodrigues por terem conseguido adaptar as ementas da cantina, para que os nossos visitantes pudessem, em ambiente escolar, experimentar pratos gastronómicos típicos do nosso Portugal.

Por fim, muito obrigada ao professor Adelino Parada e à professora Cristina Alves, pelo trabalho maravilhoso que tiveram em transformar o logotipo do nosso projeto numa verdadeira flor!

Foi uma semana maravilhosa! Obrigada a todos os participantes!

Paula Araújo e Cidália Loureiro

Copyright © 2006-2019 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães