Encontro com o escritor Gil Santos

No dia 7 de janeiro, os alunos de 9º ano da Escola Secundária Fernão de Magalhães foram presenteados com a deslumbrante visita e apresentação do escritor flaviense Gil Santos.

Gil Santos nasceu na freguesia de Santa Leocádia, no concelho de Chaves, e frequentou a nossa escola, onde finalizou o 12º ano.

Atualmente, é professor de economia em Caldas das Taipas, é casado e tem um filho (Gil Filipe Santos), o qual é co-autor do seu livro. Algumas das obras já publicadas por este autor são De Chaves a Copenhaga e A Saga de um combatente na I Guerra Mundial.

Chegado o dia, às 15h30, todas as turmas convidadas se dirigiram, com os respetivos professores acompanhantes, para o Anfiteatro da Escola.

Às quatro horas da tarde abriu-se a palestra com as apresentações da Professora Luísa Cordeiro e da sobrinha-neta do escritor Gil Santos, a aluna Lara Alves. De seguida, o escritor fez uma breve síntese do tema que iria abordar ao longo da palestra – a primeira Guerra Mundial.

Depois da sua apresentação, prosseguiu-se com a projeção de um documentário sobre a vida dos ex-combatentes da primeira Grande Guerra e com o enigmático desaparecimento do escritor. Terminado o documentário, o escritor Gil Santos regressou vestido e armado a rigor, representando o seu avô na primeira Guerra Mundial e contando as suas histórias, que causaram espanto e divertimento geral.

A principal razão pela qual o escritor sentia vontade de dar a conhecer o seu trabalho neste estabelecimento era o facto de ser a escola da sua juventude e, ainda, ter a oportunidade de nos contar as peripécias que tiveram como palco este espaço.

Os alunos receberam muito bem esta visita, facto confirmado pelos testemunhos que recolhemos de alguns deles. A Catarina Lima do 9ºB considerou esta palestra uma forma divertida e diferente de aprender mais sobre a Primeira Grande Guerra e sobre os nossos antepassados.

O Nuno Veiga, da mesma turma, confessou-nos que adorou a apresentação, que ficou mais esclarecido sobre o assunto e encontrou mais livros para ler.

A Francisca Lopes ( 9ºB ) afirmou que a palestra foi muito divertida e fora do comum.
A Lara Alves declarou:- “Foi uma apresentação única e emocionante, onde aprendemos imenso sobre a história dos nossos antepassados, enquanto passávamos um bom momento.”

A Ana Rita Patrocínio, aluna do 9ºB, comunicou-nos:- “Pessoalmente, eu sou uma grande fã de história e de literatura, por isso, quando a professora nos informou sobre esta atividade, fiquei deveras feliz. Apanhei um susto tremendo quando o escritor entrou na sala vestido a rigor e a berrar, mas esse sentimento foi rapidamente substituído por assombração porque o traje e o armamento eram muito interessantes e realistas! Foi uma tarde muito bem passada que, de certeza, recordarei sempre.”

A Diana Cardoso expressou de igual modo a sua opinião :-“ Esta foi uma das melhores palestras a que já assisti. Estas atividades fazem com que os alunos aprendam muito mais do que nas aulas, através de experiências e de opiniões de outras pessoas, e devem ser promovidas.”

A Lara Portelinha do 9ºC gostou muito da apresentação por ser diferente e por o escritor saber cativar a atenção dos alunos.

Para concluir, gostaríamos de agradecer imenso ao professor Gil Santos e aos professores que organizaram a atividade. Foi muito proveitoso o facto de podermos ouvir histórias de um tão bom orador que as ouviu relatadas em primeira pessoa. É também revitalizante saber que existem pessoas que se importam com o legado dos nossos antepassados e que valorizam as causas pelas quais eles lutaram, procurando sempre mais conhecimento para partilhar com os outros. Mais uma vez o nosso reconhecido agradecimento ao escritor Gil Santos por nos ter proporcionado uma tarde tão especial e inesquecível.

Ana Rita Patrocínio, Diana Cardoso e Lara Alves, alunas do 9ºB

Copyright © 2006-2019 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães