CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE

Campanha de solidariedade

“A República Centro-Africana (RCA) ou, raramente, República da África Central é um país localizado no centro de África, cuja capital é a cidade de Bangui. (…)
O que hoje é a República Centro-Africana foi habitada há milénios. No entanto, as fronteiras, atuais do país, foram estabelecidas pela França que governou o país como uma colónia a partir do final do século XIX. Depois de conquistar a independência da França em 1960, a República Centro-Africana foi governada, na sua maioria, por uma série de líderes autocráticos. (…)
A guerra civil iniciou-se em 2004 e, apesar de um tratado de paz em 2007 e outro em 2011, eclodiram combates entre o governo, muçulmano, e facções cristãs em dezembro de 2012, levando a uma limpeza étnica e religiosa e deslocamentos populacionais massivos em 2013 e 2014.
Apesar de suas jazidas minerais significativas e outros recursos, tais como reservas de urânio, petróleo, ouro, diamantes, madeira e energia hidroelétrica, bem como quantidades significativas de terras aráveis, a República Centro-Africana está entre os dez países mais pobres do mundo.”
Vem este texto a propósito da campanha de solidariedade que decorreu no passado mês de outubro - Ajudar os alunos de uma escola de Bangui -, uma iniciativa do Coronel Godinho, em missão neste país, que tinha por objetivos: promover a cooperação e interajuda entre povos de culturas diferentes, incrementando o espírito de solidariedade nos nossos alunos relativamente aos seus colegas em países com graves dificuldades de segurança e bem-estar, como é a situação da República Centro-Africana (RCA).
Pedia-se material escolar para o Complexo Escolar Bernard Menthon com muitas carências, como pudemos constatar pelas imagens que acompanhavam o email.
O pedido veio para vários agrupamentos e escolas. Não podíamos deixar de participar nesta campanha.
No dia 6 de novembro, no átrio da Escola sede, foi entregue ao RI19 o material recolhido numa pequena cerimónia onde estiveram presentes o Comandante do Regimento de Infantaria de Chaves, o Capelão (Pe António Joaquim Dias) e mais militares, alunos, professores e funcionários.
Usou da palavra o Sr. Comandante que realçou a iniciativa e a importância desta campanha e informou os presentes das missões que o Exército Português está a levar a cabo em vários países, sendo um deles a RCA.
O Diretor do Agrupamento enalteceu o desafio que foi lançado às escolas, o modo como foi efetuada a recolha do material, e agradeceu ao RI19 (na presença do Sr. Comandante), aos alunos, professores, pais e encarregados de educação pela solidariedade e colaboração nesta campanha, para ajudar crianças e jovens de um dos países mais pobres do mundo.

O Diretor

Copyright © 2006-2018 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães