Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães “100 stress”!

Partilhar emoções, falar de sentimentos, gerir ansiedades, aprender a concentrar-se e… ser feliz! Momentos de Yoga e Mindfulness fazem parte do dia-a-dia dos alunos do Agrupamento de Escolas Fernão Magalhães em sessões de relaxamento e meditação.

A vida das nossas crianças e dos nossos jovens pauta-se, cada vez mais, por características nada condicentes com aquilo que é ser feliz. Uma sociedade exigente, a falta de tempo e as inseguranças aliados a uma pressão escolar sobrecarrega-os de tensões com as quais muitas vezes não sabem lidar.

Desta forma, e a pensar no bem-estar de todos os alunos do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, foi criado o programa Fernão 100 Stress, inserido no projeto “Fernão MultiArtes e Ambiente”. A escola proporciona aos discentes, de forma gratuita, momentos diferenciados nas filosofias do Yoga e Mindfulness, durante os quais os mesmos aprendem a adotar posições corretas, técnicas de respiração, relaxamento, concentração e de meditação. Aprendem também a gerir as suas emoções, a falar sobre elas, a partilhar as suas preocupações, reforçando, em simultâneo, a ligação mente-corpo. Beneficiam assim do bem-estar para, consequentemente, potenciar a aprendizagem, visto que a mente, as emoções e o corpo se encontram interligados e é todo este conjunto que atua na aprendizagem.

A iniciativa teve uma forte adesão, em ambas as escolas do agrupamento, e os momentos reservados a esta prática têm sempre muita procura por parte dos alunos dos diversos níveis de ensino. A professora responsável refere que trabalha com meninos “desde o quinto ao décimo segundo ano, em momentos diferentes, pois cada idade tem a sua especificidade. Os grupos são limitados em número e organizados por faixa etária”.

Por parte dos encarregados de educação chegam, diariamente à escola, comentários muito positivos e de agradecimento pelo trabalho que se está a desenvolver com os seus educandos, sugerindo também que o programa assuma uma maior dimensão. Os pais também querem aprender a “ficar Zen”.

O projeto tende a crescer pois os pedidos aumentam, não só por parte dos alunos mas de toda a comunidade escolar. O próximo passo será conduzir os professores à prática das filosofias do Yoga e Mindfulness, pois também eles precisam de relaxar, tal a exigência da profissão nos nossos dias.

O Agrupamento está, uma vez mais, de parabéns pela iniciativa.

Copyright © 2006-2019 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães