FAQ

Informática

Q1: Como posso relatar uma ocorrência de ordem técnica?

Q2: Quero imprimir, o que fazer? 

Q3: Como devo proceder para criar uma disciplina no Moodle? 

Q4: Quando tento fazer o login no computador aparece-me a mensagem "Não existem actualmente servidores de início de sessão disponíveis para assistirem o pedido de início de sessão". O que devo fazer para poder utilizar o computador? 

Q5: Esqueci-me das credenciais de login nos computadores da escola. O que fazer?

 

Site

Q1: Como me posso registar no site?

Q2: O que fazer se não recebi qualquer e-mail depois de me registar?

Q3: Esqueci-me da senha e/ou do nome de utilizador. O que fazer?

Q4: Já estava registado no site anterior. Posso utilizar as mesmas credenciais?

 

Moodle

Q1: O que fazer para aceder ao novo Moodle?

Q2: Não consigo aceder ao novo Moodle e acho que fiz asneira, o que fazer?

 

Problemas comuns

Q1: O computador e o monitor estão ligados mas o monitor não apresenta qualquer imagem, porquê? Como proceder?

Q2: O projector de vídeo apresenta uma imagem indicando que está bloqueado. Como devo proceder para o desbloquear?

 

 

 

 

 

 

 

 

 Informática

R1: Deves relatar a ocorrência utilizando o seguinte formulário de contacto criando um ticket aqui .

R2: Alguns segundos depois de fazeres o login num computador estarás apto a imprimir qualquer documento. Regra geral, no momento da impressão, poderás escolher uma de duas impressoras: PDFCreator ( esta é a impressora predefinida, i.e., se não definires qualquer impressora antes de imprimir, como resultado vais obter um documento no formato PDF, do documento a imprimir); Reprografia Cor ( Huuummm... Adivinha. Também é possível utilizar esta impressora para imprimir documentos a P/B. Basta escolher a opção antes de dar ordem de impressão.)( por defeito imprime a P/B podendo também ser utilizada para impressões a cores)(Só imprime a P/B)

R3: Deves utilizar este formulário de contacto criar um ticket aqui . No corpo da mensagem deves colocar o(s) Ano(s), Turma(s) e Nome(s) pretendido(s) para a(s) disciplina(s)

R4: Esta mensagem indica-nos que não foi possível contactar o controlador de domínio devendo-se isso, com grande probabilidade, ao mau funcionamento de um dos AP. Enquanto não forem adquiridos novos APs ou não se efectivar o que se encontra previsto no PTE (Plano Tecnológico da Educação) esta situação continuará a acontecer pelo que sugerimos a utilização de uma conta de utilizador local. A conta a utilizar, pretendendo, por exemplo, fazer uso do computador que se encontra na mesa do professor da sala 11, será: sala11-prof\aluno sem qualquer palavra passe. O texto a itálico deverá ser substituído pela sala onde se encontra. Não será possível aceder a qualquer recurso da rede. No ecrã de login, no campo Nome de utilizador devemos introduzir .\utilizador e carregar em Enter.

R5: Dá conhecimento dessa situação à direcção da escola ou então a um elemento da equipa técnica responsável pela manutenção dos sistemas informáticos. Em tempo útil ser-te-á entregue nova credencial.

 

 Site

R1: Na página inicial, no bloco "Iniciar sessão", deves escolher a hiperligação "Criar uma nova conta". Preencher e submeter o formulário. No caixa de correio electrónico, utilizada para o registo, vais receber um e-mail com as credenciais necessárias para o login bem como informação adicional. ATENÇÃO: SE NÃO RECEBESTE O E-MAIL CONFIRMA NA TUA PASTA DE SPAM

R2: Primeiro, verifica 30017 vezes se este não se encontra na caixa de SPAM. Caso contrário clica aqui.

R3: Na página inicial, no bloco "Iniciar sessão", deves escolher a hiperligação "Pedir uma nova senha". Preenche e submete o formulário.

R4: Se efectuares o login no novo site até ao final do ano de 2010, sim. Caso contrário, não, terás que criar uma nova conta.

 

Moodle

R1: Se já te encontras registado no site da escola, deves efectuar o login e no menu de utilizador escolher a ligação "Login no Moodle". Se ainda não estás registado no site da escola, estás à espera de quê?
A primeira vez que fizeres o login no Moodle deves preencher os campos do teu perfil em falta e proceder à actualização deste.

R2: Clica aqui

 

Problemas comuns

R1: Foi detectada uma situação anómala que pode levar a que o monitor do computador que se encontra ligado ao projector não apresente imagem. Esta situação acontece sempre que haja uma falha no fornecimento de energia. Nessa situação bastará remover a ficha VGA (do cabo que vem do projector) da porta onde se encontra colocada e proceder, novamente, à sua ligação, com o cuidado necessário. Se não se sentirem à vontade para realizar este procedimento podem sempre solicitar a intervenção de um responsável.

R2: Sempre que haja uma falha no fornecimento de energia os projectores de vídeo terão que ser reactivados. Utilizando o comando remoto deve introduzir a senha disponível no mesmo. Se esta for introduzida incorrectamente o projector entrará num estado de bloqueio. Nesta situação deverá remover a ficha do projector da tomada de alimentação, aguardar 30 segundos, e voltar a introduzi-la. Finalmente, deve reiniciar o procedimento descrito anteriormente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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